Avançar para o conteúdo principal

À vossa!


Ontem, dizia-me um amigo que está a guardar a última lima que tem para uma caipiroska.
Eu também faço a minha parte - vigio com atenção o meu stock de garrafas de vinho tinto, para que, durante este período de isolamento, não venha a haver nenhum sábado sem pelo menos um copo. Brindado, fotografado, partilhado - Levantar o copo e levantar o ânimo. O meu e o de quem quiser brindar comigo.

Aqueles que não são adeptos do álcool, permitam-se outros prazeres: comam chocolates, panquecas com nutela, bolos com chantilly (mas não é todos os dias, senão, a menos que tenham uma genética incrível, acabam a quarentena a rebolar), vejam desenhos animados, filmes pirosos, cantem alto e dancem, saltem à corda na sala (cuidado com os candeeiros), esmurrem almofadas, batam palmas enquanto caminham, partilhem anedotas, seja o que for que vos dê gozo, mas riam-se. Façam da alegria uma meta a atingir e invistam a sério nessa tarefa com alguma regularidade.
Não é menosprezar preocupações. Todos estamos preocupados, todos estamos um bocado fartos, todos queríamos pular com o tempo para a frente. Mas as coisas não vão melhorar se nos mostrarmos deprimidos e cabisbaixos, nem vamos receber um prémio de pessoa-que-menos-se-ri-porque-isto-é-assunto-sério. É nos tempos mais cinzentos que faz mais falta dar aos dias um pouco de cor.

E vendo as coisas por este prisma, se é para ficar ébrio, que seja agora! ora pensem:
1.     Estamos em casa e não vamos conduzir. No máximo teremos alguma  dificuldade em encontrar a cama, mas enfim, no pior cenário acordamos encostados ao lavatório da casa de banho.  
2.     Quando tudo isto passar, não vai haver muitas testemunhas das figuras tristes que fizemos. Ao contrário dos tempos normais, quando isso acontece em público e há sempre alguém que teima em recordar.
3.     Como a maioria de nós está em teletrabalho, ninguém vai ver muito bem a cara com que aparecemos no dia seguinte. (se for muito má, desliguem a webcam quando entrarem em reunião online)


Nota: o (bom) vinho tinto não causa ressaca se não misturarem com outras porcarias. É a experiência que o diz.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu