Avançar para o conteúdo principal

Hoje não fico em casa

Hoje é dia de ir trabalhar. Não de teletrabalhar, não hoje vou fisicamente para o meu local de trabalho. Estamos em sistema rotativo, portanto, de 4 em 4 dias cada um de nós vai. "Porquê?" perguntam vocês. Pois, também não sei.
Parece que Governo decretou (parênteses - eu não sou jurista, não faço ideia se decretar é o termo certo, ok? escrevi "decretou" porque me soou mais solene do que escrever que o Governo anda a "dizer coisas"), que os funcionários públicos que têm condições para trabalhar a partir se casa devem fazê-lo (e olhem, de acordo com alguns juristas, este "devem" vem de "dever"). Ora bem, aparentemente, esta semana, eu tenho condições para teletrabalhar na terça, quarta e quinta. Hoje e sexta não. Será isso?
Enfim, acho que esta situação me deixou um bocado ansiosa porque às 6.47 - plink! - abri a pestana, pronta para começar o dia. E não havia necessidade pois duas boas razões que me diziam que não ia apanhar trânsito: 1- o governo mandou-nos ficar em casa e é o que a grande maioria está a fazer. 2- eu vivo a 8 minutos a pé do local de trabalho. 
Mas como estou aqui para cumprir ordens e se o patrão diz é para fazer, dei inicio à complicadissima logística de sair de casa. A saber: atrasei-me meia hora, queimei a língua com café demasiado quente, parti 2 ovos que o meu gato teimava em lamber do chão, misturados com a lixívia do pano com que eu tentava apanhar, e andei para trás e para a frente umas 10 vezes porque havia sempre qualquer coisa que ainda faltava.
Ao chegar ao trabalho, nova logística: desinfeto a secretária, lavo as mãos, vou buscar uma webcam, tiro da caixa, desinfeto a secretária outra vez, e as mãos, ligo a webcam, vou tirar um café à máquina, desinfeto a máquina, desinfeto as mãos, vou falar com o chefe – em voz alta a partir do corredor, volto para a secretária, desinfeto o rato e as mãos… e por aí fora. Uma hora depois de chegar ao trabalho (cerca de 3 horas depois de acordar), começo finalmente a trabalhar.
Sim, sim, isto rende bem mais do que o teletrabalho…

Comentários

  1. 🥰 aguenta firme! O meu tele trabalho leva-me menos tempo... encomendas e e-mails, mais algum assunto que surja...
    3 dias lá 3 dias cá... mas os dias cá (em casa) são um desassossego entre lide da casa, professora de escola primária, professora da escola secundária, cozinheira, engomadeira, mãe gestora de conflitos... mãe louca com os filhos... distribuidora de encomendas de medicamentos e mercearias... haja diversão!!!
    Há uma coisa que evito fazer... ver as notícias... a ignorância protege-nos de outros males... temos tempo... mais logo...
    Bom trabalho!😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu