Avançar para o conteúdo principal

“Acontece-vos pensar que daqui a nada vão acordar deste sonho esquisito?”


Nos primeiros dias de isolamento acontecia-me com frequência. Cheguei a perguntar ao meu filho, na cozinha, se isto era mesmo real. Agora já não, mas continuo a ter uma certa sensação de irrealidade.
Ontem à tarde estive a rever o Outbreak, com o Dustin Hoffman e Morgan Freeman (entre outros, no excelente elenco) e na primeira, vá lá, meia hora de filme, era estranhamente real. Depois transforma-se na típica coboiada americana e o meu interesse foi reduzindo até à semi sonolência.
A questão é que, atualmente, a realidade supera largamente estes cenários de ficção e subitamente reparamos em tudo o que está errado no filme porque nós estamos a vivê-lo e sabemos que não acontece assim.
De repente passámos de espectadores a protagonistas num dos grandes dramas da História da humanidade.

Esta noite sonhei muito. No meu sonho, eu cheguei ao ginásio para treinar e o quadro estava tão longe que eu não conseguia ler o treino e havia gente e material espalhado por todo o lado e eu estava a ficar enervada (a desorganização enerva-me) e ia começar a protestar, mas a sala transformou-se em auditório e ia começar uma palestra com o Dr. APM, mediada pelo Salgueiro das dicas. Pelo meio passeava-se um veiculo todo terreno, numa espécie de cenário de carnaval, e depois chegava a minha família para assistir à Maria a cantar Mozart nas festas dos Dias da Musica e tudo era muito alucinante e confuso, mas ninguém falava de Covid-19 nem de distanciamento Social. Eu não estava preocupada com desinfeções e excessos de proximidade e a única coisa que me angustiava era a falta de disciplina daquela gente toda que parecia louca e desordenada.
Apesar de desfragmentado, era um sonho que só tinha episódios que até há pouco tempo eram banais. E agora, já não...
Parece que a realidade e a ficção se inverteram. Às vezes tenho a tentação de mergulhar neste filme que nos tornou protagonistas sem nos consultar e mandar às urtigas as rotinas e princípios daquele outro eu que era real. Aquele eu que se preocupa com o que come, com o exercício que faz, com os livros que lê, com não ver porcarias na televisão, com manter a casa arrumada, com ter o trabalho sempre em dia, com acordar sempre cedo de manhã e nunca passar o dia em pijama. Às vezes apetece-me entrar na pele desta personagem e ficar a pastar no sofá entre quadrados de chocolate, amêndoas e copos de vinho tinto, a assistir a uma telenovela ou a uma comédia romântica de fraca qualidade, acordar para trabalhar quase à hora da reunião de controle e entrar online com uma sweat manhosa por cima do pijama. Podia ignorar a depilação, não pintar as unhas e deixar pilhas de roupa amontoarem-se sem as passar a ferro. E podia deixar os processos de construção acumularem-se na minha “ordem do dia” porque também não faz mal nenhum à construção civil abrandar um bocadinho.
Mas claro, isso não sou eu. E assim como chegam, esses impulsos de boicote à minha personalidade, vão embora.
Na hora da refeição lá vou buscar a balança para pesar proteínas e hidratos, deixo o vinho para sábado, faço burpees com gosto (já disse aqui que estou a aprender a gostar de correr?), faço por manter a média de processos analisados por semana, limpo a casa e organizo armários e prateleiras, passo a ferro e vejo menos televisão do que em tempos normais.
Este isolamento já está a levar tanto, não vai levar também a minha essência nem o esforço e dedicação com que trabalhei nas várias vertentes da minha vida antes desta pandemia. Quando chegar a junho, ou mais tarde se entretanto ainda não estiver restabelecida a normalidade nas consultas, o adipómetro não vai dizer que, apesar de tudo o que o vírus tirou, veio devolver-me pregas de massa gorda. Era o que faltava!
Apesar da sensação de irrealidade que nos acomete às vezes, é preciso manter os pés na terra, o sorriso nos lábios e a Fé no futuro.
A ver se nos levantamos bem, quando acabar este “sonho esquisito”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu