Avançar para o conteúdo principal

E agora, um iate...


Todo o país aguarda por 6ª feira para saber o que vai ser determinado para o, já antecipado, prolongamento do Estado de Emergência.
Claro que não encaramos todos da mesma forma o confinamento a que esse estado obriga e, claro que não estamos todos a passar pelas mesmas dificuldades. Evidentemente há situações muito mais dramáticas do que outras. Mas escrever, como eu li hoje, que há um grupo que “ainda tem recursos financeiros para se manter parado. Por isso, a "economia" fica em segundo plano. A quarentena é cómoda, usam o tempo para refletir, ver filmes, descansar” e outro grupo que tem “empregos, casas, negócios, tudo em risco eminente. Por isso, prefere enfrentar o risco do vírus e voltar ao trabalho”, acrescentando que “São interesses e dores completamente diferentes” e rematando com esta pérola “Não estamos todos no mesmo barco, estamos todos na mesma tempestade, mas em barcos diferentes. Uns estão em iates, outros em botes, outros em canoas que já estão afundando”, deixa-me lixada com “F” grande.
Vou já esclarecer que é para não ludibriar ninguém: eu não tenho o meu ordenado em risco, estou a conseguir trabalhar a partir de casa e não tenho filhos pequenos aos berros a reclamar a minha atenção. Sou, portanto, uma privilegiada. Sou também bastante cética e tenho um problema de controlo; Pode-se dizer que sou control-freak. Posto isso, na minha modesta opinião (que de cientifica não tem nada, mas se o Paulo Portas pode, eu também posso) esta coisa ainda não está controlada.
O povo português, apesar das muitas qualidades, tem simultaneamente a crença de que o mal acontece em maior escala nos países vizinhos. Foi a História que nos habituou mal. Dizem alguns entendidos, esses de facto com o necessário canudo, que desta vez não é bem assim.
Daí a minha enorme renitência em voltar à vida normal e o meu desejo sincero de que se prolongue o isolamento.
Se pensaria de forma diferente caso estivesse sem trabalhar, sem receber, com a família em risco? Não sei.
O que sei é que tenho à minha volta muita gente em dificuldades várias, financeiras, logísticas, profissionais. Gente que se coloca diariamente em risco para fazer as coisas continuarem a funcionar, que vai tratar doentes, vender a fruta, levar refeições a quem precisa. Gente com negócios presos por arames, a aguentar estoicamente esta porcaria e a fazer o melhor para encontrar ânimo para si e para dar aos outros.
O que sei, também, é que tenho um pai que é grupo de alto risco. Não tem só mais de 70 anos, nem uma bronquite asmática, tem um pulmão transplantado e é imunossuprimido. Ainda assim, 3 vezes por semana tem de ir ao hospital fazer hemodiálise e deixa-nos a todos com o coração nas mãos. Conheço de cor os caminhos daquele hospital (e de outros) e sei o esforço quase sobre-humano que está a ser feito para conseguir que pessoas como o meu pai consigam continuar a ir aos tratamentos com a segurança necessária. Isso só é possível enquanto o número de casos de doentes Covid-19 a chegar aos hospitais estiver relativamente controlado.
Portanto, não me venham com merdas de iates.
Também sei que tenho um filho que devia terminar o curso daqui a uns meses e agora não sabemos se, e como, isso vai acontecer, e a que despesas extra vai obrigar. Tenho a família longe, a precisar tantas vezes do meu apoio e eu sem poder chegar, tenho uma filha que não vejo há quase dois meses. Queria imenso, apesar do medo do vírus, meter-me no comboio e ir dar-lhes um abraço. Só que, neste momento, o bem comum sobrepõe-se ao bem individual. Não porque é mais bonito ou altruísta, mas porque é necessário. Não há economia que aguente um país com as pessoas a caírem que nem tordos. Nem há dinheiro para pagar todas as vidas que se podem comprometer. É duro? É cruel? É. Mas é real. Não me venham com merdas de iates.
Cada um de nós, dentro das suas possibilidades, deve fazer a sua parte: pagar à empregada que não pode vir trabalhar, pagar o ginásio, pagar as propinas, ir fazer compras e levar refeições a quem precisa, continuar a trabalhar com honestidade e dedicação; tudo o que possa minimizar o impacto negativo desta suspensão sem precedentes.
Não somos todos iguais, não temos todos as mesmas possibilidades. Alguns estão sem salário, alguns estão a passar fome, outros estão tão sozinhos que não sabem se é do vírus ou da solidão que têm mais medo. Mais do que entrar em discussões idiotas sobre a dimensão do barco em que navegamos, importa fazer alguma coisa por aqueles que realmente precisam. Não serve de nada estar entre os privilegiados se não pudermos gozar desse privilégio para dar a quem tem menos. E todos podemos fazer alguma coisa, se deixarmos de olhar para o nosso umbigo e deixarmos as invejas, os rancores e as politiquices para outro tempo. (quiçá até descobrimos que podemos viver sem essas tretas)
O vírus não escolhe ricos ou pobres, desempregados ou preguiçosos, analfabetos ou escritores. Vai tocar a todos. Nesse aspeto é bastante democrático e veio nivelar muita discrepância, sobretudo no que respeita à fragilidade da vida humana.
Desiludam-se os que acham que já passou a tempestade. Há gente a ir ao fundo? Estendamos a mão para os trazer à tona. Temos um barco maior? Apertemo-nos para dar lugar a mais gente. Há canoas danificadas? Peguemos nas ferramentas que temos para ajudar a concertar.
O problema, meus queridos, nunca é o tamanho do barco em que se navega, é se estamos dispostos a usá-lo para salvar vidas ou para servir de embarcação de recreio.
Deixem lá a merda dos iates.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu