Avançar para o conteúdo principal

Serás sempre uma promessa


Este é todo para ti, meu querido.
Reclamaste, com toda a razão e propriedade. Esse género de reclamação costuma vir mais dela do que de ti. Se fosse ela a reclamar eu encolhia os ombros, pode viver 100 anos que não se livra daquela síndrome de filha única que foi durante apenas 3 anos!  Ao contrário dela, tu sempre partilhaste os afetos e a atenção da mãe. Temos de lhe dar um desconto, não é nada fácil para uma criança habituada a ser a estrela da companhia aprender a partilhar o palco com um irmão. Eu também passei por isso e também não gostei, mas depois a gente acostuma-se e passa a gostar do rebento mais novo, a tal ponto que achamos que é nossa função tomar conta dele, ensiná-lo, vigiá-lo, dar palpites, fazer de mãe (o que irrita a verdadeira mãe) e mais tarde fazer de sogra (o que às vezes irrita a cunhada). Mas este post não é sobre mim, nem é sobre ela. Este é sobre ti.
E já era tempo.

A verdade é que estás aqui no quarto ao lado e, tendo em conta que partilhamos a casa quase 24 horas por dia desde o início do isolamento, não estamos a sofrer acessos de saudade. Se me apetecer muito ver-te basta dar 5 passos e bater-te à porta, correndo o risco de ouvir um grunhido pouco simpático porque estou a interromper alguma coisa. Antes da pandemia também estavas aqui e apesar das muitas horas que passas e passavas fechado no quarto, estás sempre perto. E isto não quer dizer que a tua companhia, que a tua presença é menos importante, pelo contrário. Nós, pessoas, é que temos tendência a achar que há coisas que, de tão óbvias, não é preciso dizê-las, e é. Portanto, hoje digo o que já devia ter dito há muito mais tempo: ainda bem que estás aqui meu piolho. Ainda bem que te sentas comigo à mesa, todos os dias, para almoçar e jantar. Ainda bem que me contas (exaustivamente) tudo o que se passa com as aulas, os trabalhos, as pesquisas, que me contas das crises e namoros dos amigos, do cão que fugiu, da namorada que tem febre. Ainda bem que percebeste que somos uma equipa e estamos o três no mesmo barco e que para isto ser menos penoso, temos que remar para o mesmo lado. Se não te tivesse aqui, todos os dias, se não te tivesse para me apertares a mão nos momentos tristes, se não tivesse o teu abraço e o teu almoço no dia da mãe, se não te tivesse na cozinha ou atrás da porta fechada do quarto, todo este tempo seria muito mais solitário, muito mais vazio e muito mais penoso.

Mas há outras saudades que eu às vezes sinto. Do tempo em que a tua amora era eu, em que não havia menina mais bonita e em que conseguia encher a tua vida de diversão. Aqueles tempos em que fazíamos pasta de papel, pintávamos quadros, aprendíamos aguarela, víamos o Batatoon e dançávamos a Mila no carro a caminho da escola. Aqueles tempos em que te doía sempre a barriga ao domingo e eu levava-te um chá de tília que tu não gostavas, mas bebias porque a mãe garantia que te faria dormir bem. Aqueles tempos em que ainda acreditavas que a mãe sabia tudo e tinha sempre coisas para te ensinar. Menos sobre a vida dos animais, aí bateste-me sempre aos pontos.
Não és fácil. Nunca foste. Começaste por ser um bebé que não gostava de dormir nem de leite, e logo aí garantiste as minhas insónias e dores de cabeça. Fizeste algumas asneiras grandes e outras mais pequenas e tens uma dificuldade imensa em pedir desculpa. Não é porque não sabes que deves, é porque não sabes como. És tão casmurro como eu e, também como eu, sofres por meio de silêncios pesados e tens muita dificuldade em dizer o que te aperta o coração. Choras também como eu, com lágrimas gordas, amargas e caladas.

Parece muitas vezes que não dás por nada, mas a verdade é que dás por tudo e às vezes sais do teu mundo e apertas-me num daqueles abraços que trazem dentro todo o amor que partilhamos sem alarde. Escreveste-me algumas das coisas mais duras e tristes que já li e escreveste-me também as mais insólitas e divertidas. Outras que escreveste foram bonitas e tão tuas. Preocupaste-te comigo numa idade em que os filhos não têm que se preocupar com as mães e assumiste culpas e castigos que não eram teus – estas foram as falhas que nunca perdoarei a mim própria. Em ti revi-me muitas vezes e conheço-te as angústias muito antes de tu dares por elas. Sei o que não me dizes e sinto cada dor que te atormenta quando dela não queres falar. Escuto os teus recolhimentos vazios de palavras e quero recolher para mim o que te estiver a magoar, mas tu não deixas porque, tal como eu, há muita coisa que tens de resolver sozinho.

Olho para ti agora, um palmo acima da minha cabeça, cheio de certezas, finalmente com alguma barba, penso naquele menino de olhos grandes, abertos para ver o mundo inteiro, com uma curiosidade infinita, e vejo que não me enganei.  Eu sabia que tu ias ser o eterno curioso, sempre à procura, sempre a querer mais, sempre com vontade de outros sítios, de outras gentes, de outros desafios. Olho para ti e desejo com todo o coração que persigas todos os sonhos, que nunca te conformes, que não deixes que te moldem numa forma que não te serve. Olho para ti e quero acreditar que irás a todas as viagens, que testarás todas as teorias, que viverás grandes experiências. E que no fim de cada uma, regressarás para me contar. 
Por enquanto, feliz e com uma pontinha de egoísmo, tenho-te aqui, no quarto ao lado.

És pequeno
Difícil de definir
Teu olhar iluminado
Divertido, embriagado
Pelo prazer de existir

És menino
E és fonte de doçura
Elogio à gargalhada
Livre, solta, bem cantada
E repleta de ternura

Vais crescer
Passarás como monção
Deixarás no ar saudade
Calor e a cumplicidade
De uma tarde de Verão

Serás homem
Serás dono do encanto
Seduzirás corações
Desfolharás emoções
Que olharás sempre com espanto

Serás velho
E terás luz no olhar
Serás amigo do vento
Guardarás no pensamento
Muitas histórias para contar

Meu filho
Tu, tal qual uma miragem
Andarás sempre depressa
Serás sempre uma promessa
Do regresso da viagem

abr.03




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu