Avançar para o conteúdo principal

Uma questão de respeito


Então cá estamos nós a dois passinhos de entrar numa nova fase de desconfinamento. Não sei das vossas experiências, mas eu faço parte daquele grupo de pessoas que começou gradualmente a desconfinar, que é como quem diz, regressei ao meu local de trabalho, em dias alternados.
Por esse motivo expandiram-se as minhas saídas de casa e, consequentemente o contacto com o mundo cá fora e com as pessoas. Não há dúvida que estão a ser tomadas medidas. É de louvar o esforço que está a ser feito pelos donos / entidades exploradores / patrões/ responsáveis dos estabelecimentos em geral e dos serviços públicos e privados. Não entrei em nenhum estabelecimento cujos funcionários não estivessem de máscara e que não tenham desinfetante disponível. No meu local de trabalho fornecem diariamente máscaras descartáveis, trabalhamos com distância de segurança e foi reforçada a limpeza das instalações. Os acrílicos em balcões de atendimento ao público são já uma realidade em vários sítios, assim como as recomendações para que as pessoas desinfetem as mãos antes e depois de mexer em alguma coisa.
Tem tudo para correr bem. Só que não. Porque depois há as pessoas. O que é que se passa com as pessoas? Quando é que vão perder esta mentalidade do facilitismo, do deixa andar, do a mim não me toca? Eu? Eu não tenho vírus! E de ir adaptando as regras às conveniências e incómodos pessoais?
Dizem-me que talvez as pessoas não tenham sido devidamente formadas  e informadas, que não têm conhecimento, que não sabem. Será possível?
No capítulo Distância Social vê-se de tudo: grupinhos em amena cavaqueira sem máscaras, a meio metro de distância uns dos outros, um abracinho rápido, um aproximar só para uma selfie, e por aí fora.
No capitulo do uso de máscara também se vê de tudo: os que não a usam para andar pelos corredores apesar de ser obrigatório, os que não usam em lojas, os que usam pendurada na orelha ou puxada para o queixo, os que tapam só a boca porque no nariz faz impressão, etc., etc.
No capítulo da higienização das mãos nem quero pensar. Já era um assunto assustador antes da pandemia.
A gente vai vendo na televisão a curva a ficar achatadinha e enchemo-nos de ânimo. Não me interpretem mal, ter ânimo é ótimo! Acreditar que Portugal fez um bom trabalho e está no bom caminho é fantástico e talvez não seja útil dar mais pancada às pessoas do que aquela que já estão a levar, mas às vezes precisam...
Otimismo não pode significar falta de prudência. Achar que não é aquele pequeno deslize da nossa parte que vai fazer a diferença é outro “ismo” que não começa com “otim”.
Achar que “é só…”  e não faz diferença, não é admissível. Não é. Cada falta de cuidado é um passo na cadeia de contágio. É estar a estender aos outros uma probabilidade de se infetarem e eles depois, por sua vez, irem estender a outras pessoas, no tal crescimento exponencial que já nos ensinaram.
Temos de ser responsáveis e sobretudo ter respeito. Respeito por todos aqueles que estão a retomar as suas atividades e não podem dar-se ao luxo de um novo fecho. Respeito por todos os que estão a investir para permitir que o nosso regresso ao dia-a-dia seja razoavelmente seguro. Respeito por todo o esforço que ao longo de semanas tem sido feito por toda a gente que correu riscos (e corre) para cuidar dos nossos doentes, para testar, para limpar, para distribuir, para recolher, para enterrar mortos. Respeito pelos políticos e dirigentes que tão rapidamente são criticados e que estão a inventar, improvisar e reinventar-se para fazer face a uma situação extrema e sem precedentes.
Já tenho falado da minha casa e da minha família a 317km de distância. No próximo dia 21, faria 3 meses que não os vejo, mas se tudo correr bem, vou almoçar com eles no domingo. Temos a sorte da nossa casa ter um jardim e por isso vamos almoçar na rua, em mesas separadas.
Tenho adiado esta visita. Posso mentir e dizer que é porque acho que ia comprometer a segurança de uns e outros. Não é. E não vai. A verdade é esta: não há ninguém, no mundo inteiro, que eu tenha mais vontade de abraçar do que a minha mãe e a minha filha. Queria sentar-me entre as duas no sofá, muito perto umas das outras, e ver as Gilmore Girls e a comer pipocas todas do mesmo balde, deixar a noite chegar e ir para a cama com elas sempre a cirandar atrás de mim até eu as por fora do quarto. Nada disso é possível. Elas vivem com um doente crónico imunosuprimido, o meu pai, e eu estou a trabalhar fora de casa, com os inevitáveis contactos sociais, portanto vamos manter o tão apregoado distanciamento social, num almoço ao ar livre, de curta duração.
O momento da chegada a casa aterroriza-me. Não sei onde vou encontrar a força que preciso para não sucumbir à frustração, à tristeza, ao desalento, de não me poder aproximar. Depois de almoçar regressamos, com as saudades pouco apaziguadas. A Maria sente exatamente o mesmo, porque para o mal e para o bem, é filha da mãe, e queria continuar a adiar este reencontro. Então eu puxei dos meus galões de “pessoa mais velha, mais experiente e mais ponderada”, muni-me do argumento “eu é que sei que sou tua mãe” e disse-lhe que íamos conseguir fazer isto. E vamos.
Não sou melhor do que ninguém. E nalgumas coisas também não sou pior. Sou mais uma pessoa, mais uma mãe, mais uma filha, com medos, com fraquezas, com indecisões e com decisões difíceis. Mas estou disposta a sacrifícios, a ser responsável e a não comprometer a segurança de ninguém em prol do meu proveito.
Não é nada de extraordinário, é apenas uma questão de respeito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu