Avançar para o conteúdo principal

No jardim



Está lindo o jardim. Não há dúvida que a natureza beneficiou do confinamento que a pandemia impôs.
Pergunta a mãe, com toda a legitimidade, afinal do que é que eu tanto gosto no jardim. Isto porque eu não gosto de jardinagem, não gosto de meter as mãos na terra, mato tudo o que é planta, exceto catos, que não se deixam morrer com pouco. Eu nem sabia que aqui no jardim tínhamos duas nespereiras, e (imagine-se!) que o arbusto a que, nas noites de bebedeira chamávamos Poupas, era afinal uma romãzeira. 

Mas do jardim, gosto de tudo. Dos verdes luminosos, dos malmequeres, das flores de maracujá. Da buganvília que teima em cair sobre o muro do vizinho, do sol a brilhar na piscina e das sombras que se alongam ao fim da tarde. Do jardim gosto, sobretudo, das memórias que habitam todos os cantos.

Tenho memórias, se calhar induzidas pelas fotografias que vejo, de ser menina e correr em passo incerto, com o vestido vermelho às bolinhas a esvoaçar. Os bisavós tão velhinhos, os portões que nessa altura estavam sempre abertos, o pastor alemão deitado ao sol. Ainda era só eu, o Tiago chegaria depois. E juntos, enchemos o jardim de risos e brincadeiras, zangas e amuos e muitas, muitas recordações. Povoámos o jardim de amigos imaginários, de amigos verdadeiros, de primos e de vizinhos.  
       
No jardim fomos policias, ladrões e cowboys. jogámos escondidas, andámos de bicicleta, de skate, armámos tendas e todo o tipo de barracas, durante as férias de Verão que duravam 3 meses. Inventámos de tudo, nesses dias compridos, em que os adultos trabalhavam e o território estava por nossa conta.  Só muitos anos mais tarde, a mãe veio a saber de metade. Tivemos uma casa na árvore onde fazíamos reuniões secretas em que só entrava quem soubesse a senha. Tivemos um lago a sério para os barcos de playmobil. Tivemos um palco de teatro, construído com tábuas de madeira. Depois tivemos uma piscina e as tábuas tornaram a reinventar-se para o pai construir o bar a que chamámos sempre "a barraquinha" e que pintávamos de branco em cada verão, antes de dar início à época das festas, quando alinhávamos copos e garrafas, o barril de cerveja e o balde de sangria e fazíamos almoços de churrasco que só terminavam na madrugada do dia seguinte e que contaram algumas das histórias mais memoráveis da nossa juventude.

Depois veio a geração seguinte, chegou a casa de bonecas, os baloiços, o carrinho movido a bateria, vedou-se a piscina para prevenir acidentes e os meus filhos brincaram, gatinharam, sopraram velas nos aniversários, aprenderam a nadar, a comer ameixas da árvore e a dividir o lanche e os brinquedos com os cães. 

Em tempo de pandemia, este jardim foi o cenário do primeiro reencontro, faz quase um mês. Divididos em três mesas separadas pelo mínimo de 2m que o meu irmão impôs (ele daria um excelente fiscal da DGS), almoçámos, conversámos, rimos e parecemos quase normais, a festejar o aniversário do pai.

E agora estou de volta e é no jardim que, neste momento escrevo. Este jardim que se tornou mais precioso do que nunca porque nos permite, durante uns dias, estarmos juntos e estarmos perto.
Às vezes temos dificuldade em dizer (até em saber) o que precisamos,realmente, para estar felizes. Eu hoje sei dizê-lo, sem dúvidas, e é isto: eu, com o computador no colo, à beira da piscina, a Maria, afastada, na espreguiçadeira a ler, o Tiago e a Sofia no andar de cima, a mãe ali a preparar a catequese, o pai na varanda a dar palpites.
Daqui a pouco, distribuídos por três mesas, vamos almoçar no jardim. E estamos todos bem.

Do que é que eu gosto tanto? É disto.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu

Criança-concha

  “A produção da pérola pela ostra nada mais é do que um mecanismo de defesa do animal, quando ocorre a penetração de corpos estranhos entre a concha e o manto.”   O menino enrola o corpo sobre o ursinho e eu, numa voz que arranha a garganta, digo-lhe que lá, para onde vai, o céu tem cor de rebuçado e as nuvens são tão fofas que parecem pular. Afago-lhe o cabelo escuro e ele encolhe-se. Embalado pela cadência das ondas, murmura para o peluche, numa língua que só os dois conhecem. Tem no rosto o sal de muitas lágrimas. O urso responde-lhe, pois outro préstimo não tem. É uma criança e devia ser feliz. Não foi para a felicidade que deus inventou as crianças? Que ironias são estas? Que crianças, de que deuses? O negrume do céu funde-se no oceano trágico. O brilho das estrelas é uma paródia neste lugar inóspito onde os mergulhos se revestem de poética macabra. Nas latitudes onde a corrente é opaca e gélida, homens morrem de sede, rodeados de água. Se vencida a noite, vem o sol, nu