Avançar para o conteúdo principal

Todos os lugares são impossíveis.

 


Era nosso o mundo. Os lugares inóspitos, as florestas de faias com folhagem densa, o mar revolto, o sol a escaldar a pele e a chuva tagarela nas pedras da calçada. Todo o lugar que matizámos com os nossos tons, com as nossas imprecisões. Tornámos cada um possível, apesar dos contornos dúbios e das sombras equívocas.

Pegavas-me na mão e saltávamos entre as azedas, até ao ribeiro, os pés a escorregarem nos seixos húmidos. Ouvíamos piar o pássaro e tu contavas-me histórias dos outros dias.

Prometias que o mundo era nosso e eu acreditava em cada palavra que te saía da boca. Eras o meu dogma, a minha certeza absoluta.

Nas tardes solarengas de inverno, metíamo-nos no carro, uma cassete de fita gasta a tocar, eu ao volante, tu a desafinares os duetos, e íamos até à praia, levando livros e sandes de queijo fresco.

- Cantas tão mal! - dizia-te, e tu rias. Eras triste quando rias. Tinhas lágrimas na gargalhada. Devia ter desconfiado.

Às vezes, nos nossos passeios chovia e eu, diferente das outras mães, sem receio de resfriados, ensinava-te a ouvir a chuva, as palavras que ela dizia quando bailava no chão.

Era nosso o mundo. E o meu mundo eras tu.

Saíste de casa, madrugada fria, o vestido verde de organza a ondular. Gostava desse vestido, dava-te ar de menina. Na nossa falésia, com as rochas ásperas sob os pés descalços e o mar de chumbo lá em baixo, decidiste que o mundo já não te servia.

 

E também nisso eu cri. Dei ao mundo as tuas culpas. Para te fazer jus, tentei prova-lo. Deambulei por toda a parte, refazendo imagens, oprimida pelo definhar deste amor filho da puta.

 

Percorri todos os lugares. Na floresta de faias, corri com os galhos a rasgarem-me a pele, os ouvidos cheios do restolhar das folhas. Tropecei numa raiz e, de cara encostada à turfa, deixei o odor acre penetrar-me nas narinas. Na beira mar enterrei os pés em areia morna, com a espuma das ondas a enrolar-me tristezas nos tornozelos. Ergui a cara ao céu e, de lábios entreabertos, bebi chuvas ácidas.

 

Como um espectro, prossegui na demanda pelo lugar certo onde cavar a sepultura. Trago no bolso uma lâmina, mas falta-me lucidez e coragem. No meu âmago, desejo sangrar um rio sem leito que me dissolva na tua ausência.

 

Quando saltaste, não foi só a vida que deixaste para trás. Foi também a minha morte. Nem sequer sei como morrer agora. E estou certa de que não é entre os vivos que caminho.

Estou presa num labirinto de vazios, retornando ao epicentro da memória. Os meus braços são cotos inertes ao longo do corpo. Morreram de não te abraçar.

Se eu soubesse que gritando me ouvirias, furaria os tímpanos aos anjos que te carregam. 

 

Todos os lugares são impossíveis.

E eu, sem saber existir nestes lugares, vivendo à custa da morte que me antecipaste, cheguei à hora da despedida e sou incapaz de morrer.

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu