Avançar para o conteúdo principal

Crónica de uma violência anunciada - 1


Laura olha a mulher encolhida na cadeira à sua frente. Observa-lhe o pulso negro.  Ouve-a com o mesmo desinteresse de quem folheia uma revista gasta, na sala de espera.

- Ele não queria magoar-me. – explica ela - Estava só a segurar-me. Eu é que fico marcada com muita facilidade.

Laura está cansada. Nota as raízes oleosas do cabelo da mulher, o risco a mostrar a falta de tinta. Não consegue evitar uma ponta de desdém. Entende com repulsa do marido. Pesa-lhe a vergonha por esse pensamento, mas não tanto que a arranque à letargia.

- Já pensou deixá-lo? – pergunta, sem verdadeiro interesse.

A outra arregala os olhos. Responde-lhe com a voz vibrante de incredulidade.

- O meu marido ama-me, doutora! Não fale do que não sabe! Dê-me a receita, por favor, que tenho pressa.

Escreve a prescrição. Está cansada. Quer acabar o dia e ir para casa. Pega na folha que sai da impressora e estende-a à mulher.

- Aqui tem. Não se engane na dose. Precisa de mais alguma coisa?

A mulher fita-a e sai, murmurando um agradecimento.

Laura arruma o gabinete. A caminho de casa tem de passar pela lavandaria. A Carolina tem de estudar para o teste de história. O Miguel portou-se mal na escola. O Eduardo chegará tarde, novamente. E ainda falta o jantar.

Conduz pelo trânsito, no crepúsculo, lembrando-se como costumava desfrutar aquele trajeto, sem pressas. Ligava o rádio e deixava-se serenar pelas luzes dos faróis a misturarem-se com os restos de sol a afundar no rio.

Revivia momentos do dia, antecipava outros. Tinha sonhos, expectativas, ilusões. Pensava, com ternura, nas histórias de alguns pacientes. Com angústia, noutras. Prometia que encontraria soluções, que seria uma ponte nas suas vidas. Onde perdeu essa empatia? Sucumbiu à fadiga dos dias?

Laura está muito cansada. Se guia devagar, é porque quer adiar o momento da chegada ao rebuliço da sua casa. Decide encomendar frango de churrasco.

Roda a chave, inspira fundo e, inventando um sorriso, chama pelos filhos.

Não volta a pensar na mulher do pulso negro.

Três dias depois, ao jantar, quando o noticiário mostra a mulher morta na praia, o garfo imobiliza-se a caminho da boca. Dão conta que na areia, caídas a seu lado, estavam duas caixas de comprimidos vazias.

Eduardo ainda não chegou. Laura deita os filhos e senta-se no sofá, com o copo entre as mãos trémulas. Vê formar-se uma mancha escura onde o vinho pinga. Nasce-lhe no peito uma raiva pelo tecido imaculado. Esfrega a nódoa com o desprezo na ponta dos dedos. O desprezo que lhe escorre ácido por entre as pestanas. O desprezo por si própria.

Quando foi que começou a fazer do cansaço a sua absolvição?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

Desculpa-me

  Pedes desculpa, mais uma vez. A súplica vibra-me nos tímpanos e eu esqueço. Escancaro os braços, a vida. Esfrego os hematomas e ergo, para ti, as sombras do olhar. Regresso. Entro a porta, esquecendo-me porque saí. Puxo a miúda, rabugenta, pelo pulso. Faltam-me dois molares. Digo que uma cárie os levou. Ela minga quando te aproximas. Com os olhos baços, limpa o ranho à blusa. - Desculpa. – Dizes-lhe também a ela. Faz-se pequena, duvida. Na manhã seguinte, arranco-a da cama, cedo demais. Enfio-lhe o leite pela goela, ansiando que não faça barulho, para não te acordar. Sento-a no colo e pesa-me o embaraço. Beijo-lhe o cabelo com lábios amachucados. Deixo-a na cresce, sem tirar os óculos. Raspo uma nódoa seca da camisola. O recado da educadora flutua através de mim. Volto. Numa inspiração perversa, chamo a isto lar. Faço café. Escaldo a garganta com um gole amargo. Estremeço ao sentir a tua mão na cintura. Cheiras a dia lavado. - Vai ser diferente, agora. Quero crer-

No jardim

Está lindo o jardim. Não há dúvida que a natureza beneficiou do confinamento que a pandemia impôs. Pergunta a mãe, com toda a legitimidade, afinal do que é que eu tanto gosto no jardim. Isto porque eu não gosto de jardinagem, não gosto de meter as mãos na terra, mato tudo o que é planta, exceto catos, que não se deixam morrer com pouco. Eu nem sabia que aqui no jardim tínhamos duas nespereiras, e (imagine-se!) que o arbusto a que, nas noites de bebedeira chamávamos Poupas, era afinal uma romãzeira.  Mas do jardim, gosto de tudo. Dos verdes luminosos, dos malmequeres, das flores de maracujá. Da buganvília que teima em cair sobre o muro do vizinho, do sol a brilhar na piscina e das sombras que se alongam ao fim da tarde. Do jardim gosto, sobretudo, das memórias que habitam todos os cantos. Tenho memórias, se calhar induzidas pelas fotografias que vejo, de ser menina e correr em passo incerto, com o vestido vermelho às bolinhas a esvoaçar. Os bisavós tão velhinhos,