Avançar para o conteúdo principal

Quando a vida não muda, só que nós.



Não somos iguais todos os dias. Não temos sempre os mesmos desejos, as mesmas ambições, ou as mesmas resignações.

Sem generalizar ou ter a presunção de saber o que pensam/sentem os outros. Sei de mim. E mesmo assim.

Há dias em que nada me apoquenta. Deixo a vida rolar e quase creio que tenho tudo o que quero, tudo o que preciso. Que, conserve-se esta vida pacata, e serei sempre feliz. Com alguns sobressaltos, mas quem não.

Isto acontece quando o bicho dentro de mim anda sonâmbulo. Amolecido, na modorra das tardes, quieto em manhãs preguiçosas.

E eu, que bem o conheço, aguardo. Sei que quando desperta vem cheio de ideias. É um bicho que, pese embora, durma pouco, sonha que se farta. Sonha acordado e fala dentro da minha cabeça (ocasionalmente em inglês) sobre as suas inspirações, nunca ponderando se o momento é oportuno. Para ele não são empecilhos as reuniões de trabalho, prazos para cumprir, funerais, ou horas de deitar. Não. Se tiver ideias para partilhar, cá vai disto. Mesmo que estapafúrdias, podem ser inseridas, sem qualquer pudor, a meio de um raciocínio sério como o cálculo de compensações urbanísticas ou a conversa com a sogra a propósito da última eucaristia.

A vida não muda, só que ele.

Num perfeito desprezo pelas conveniências, ele espreguiça-se, esbugalha os olhos e está pronto para o rebuliço.

Pode querer coisas diferentes todos os dias. Pode não saber o que quer. Pode não ser sempre coerente. Ou crente.

O bicho, no interior da cabeça, personifica um turbilhão de ideias, anseios de novidade, obstáculos e objetivos. E nem sempre é fácil de acompanhar esta maratona, com sprints pelo meio e eventuais reviravoltas.

Oscila emoções e humores como um ioiô. Catapulta-se do fundo do buraco para o céu em 3 segundos. Afunda-se com a mesma prontidão, basta acicatá-lo com a palavra certa. Tão depressa está pronto para a guerra, como para se enrolar sobre si próprio, fechado em concha, vedando-se ao exterior. Pode passar momentos imóvel, quase sem respirar. Morde quem lhe estender a mão. Destila veneno, silencioso. É tão amoroso quanto letal.

Impele-me para lutas que receio não querer. Proíbe-me a conformação, a lassidão, a autocomiseração e a desistência. Não se contenta. Finge. Com o dessossego latente, escondido em arrepios sob a pele escorregadia.

O bicho, amante de sobressaltos, empurra-me para a vida num descontentamento feliz. Inebria-me, faz-me amar o que tenho e, sem vergonha, faz-me desejar sempre mais.

Faz de mim uma espécie de montanha russa. De comboio em andamento, que não quer acordar no mesmo apeadeiro todos os dias. A rotina dá-me segurança e a ele, assusta-o. Eu faço planos e listas, previsões, antevisões e análises, mas ele enche-se de horror pela monotonia.

Quando o bicho acorda, fixa-me o olhar no horizonte e eu, fiel aos desejos dele, avanço às cegas, num rumo governado por vontades maiores que os dias, em passo impaciente. Somam-se ambições como blocos de lego coloridos e eu monto e desmonto, numa eterna desconstrução. Paredes coloridas, sem teto, sem portas.

 Mesmo quando a vida não muda. Só que eu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu