Avançar para o conteúdo principal

Doces, tentações e outras reflexões


Entre os cristãos viveu-se por estes dias a Semana Santa. São dias de jejum, de abstinência e sobretudo da reflexão do culminar da Quaresma. A partir das 15 horas da Sexta-Feira Santa, hora em que Jesus morreu, até ao Domingo de Páscoa, a Igreja remete-se ao silêncio. É, por excelência, o tempo de refletir: onde vamos, que caminho é o nosso, quem acompanhamos, quem seguimos, quem deixamos para trás, o que nos move.
Esta Quaresma foi para muitos, por força da realidade em que a vivemos, mas dura de percorrer, porventura mais solitária, nalguns dias mais penosa, mas sobretudo, deu-nos mais tempo para pensar. Para estar longe da confusão e do barulho, obrigados à clausura das nossas casas, do nosso espaço, de nós próprios. Se este não foi um tempo em que nos forçámos a olhar mais para dentro, então dificilmente outro o será.
Nestes dias de isolamento, que já são tantos, temos aprendido novas rotinas, novas formas de comunicar, novos espaços na nossa vida para outras coisas acontecerem. É tudo diferente e olhamos o mundo e os outros de maneira diferente. Esta barreira que se interpõe entre nós e os outros e que nos serve de proteção, de certa forma também nos aproxima. Descobrimos sorrisos e conversas onde não sabíamos que existiam, porque agora temos tempo.
A minha campainha hoje tocou 2 vezes (e não era o carteiro): na primeira recebi flores e ovos caseiros, na segunda uma tijela de aletria morna.
Hoje, Sábado Santo, era ainda dia de jejum, mas aquela aletria sabia tanto a limão e a carinho que eu tenho a certeza que Jesus não ficou zangado por eu a ter comido. (O pior é que pensei cá para mim: já que vou comer aletria à sobremesa, o melhor é também comer o arroz de tamboril e gambas que está comum aspeto divinal e acompanhá-lo com um vinho branco fresquinho, senão nem sabe à mesma coisa. Se assim o pensei, assim o fiz: consolei-me.) 
A vida está cheia de tentações. Se for para cair nalgumas, que seja nestas. Que não seja na má-língua, no egoísmo, na inveja. Que não seja a tentação de nos acomodarmos e deixarmos de pensar que existe gente  para além de nós, que existe mundo, que não estamos no centro.
Cristãos ou ateus, descrentes, ou de outras fés, o que importa é fazermos bem. O que seja que fazemos. Em a casa, na família, no trabalho, entre amigos, entre estranhos ou entre vizinhos, fazermos bem. Sermos honestos, sermos gentis, generosos. Estarmos dispostos a dar e recetivos a quem nos procura. Termos tempo, termos espaço, termos braços abertos para quando nos deixarem abraçar. Lembrarmo-nos de dizer aos outros que eles importam, que sentimos a falta deles, que fazem diferença na nossa vida, que pensámos neles e sorrimos.
Liguei a uma amiga só para lhe dizer isso: passei na tua praia, lembrei-me de ti, tenho saudades, fazes-me falta. O meu coração ficou mais quente. E o dela também.
Amanhã é Domingo de Páscoa. É o dia mais importante para a Igreja Católica e para todos os cristãos. Porque é o dia do recomeço, da nova oportunidade, da página em branco, da história por contar. É uma Páscoa diferente, este ano. Muitos costumes, individuais e coletivos, ficarão por concretizar. Mas no céu é uma Páscoa igual à primeira e nas nossas vidas é a certeza de que, no fim, tudo vai ficar bem.
Amanhã, Domingo, é dia de festa. Aproveitem e cedam a todas as tentações boas: às amêndoas, ao pão-de-ló com queijo, ao cabrito, ao vinho tinto. Estamos cá todos, felizes por estarmos bem.
Boa Páscoa!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Mudanças

  Vais ter de mudar de casa, lamento, já não cabes aqui. Empacotei as tuas coisas. Quero que saias já. Fiz a partilha sozinha porque a casa é minha. Levas as noites quentes, o meu sorriso e a televisão. Ah, e levas também os orgasmos. Metade eram falsos. Com as madrugadas fico eu. São as horas em que escrevo melhor. Também guardo o cobertor e o gato. Não precisas de confortos. A culpa, deitei fora. Não tapava nem frinchas. Pelo meio das arrumações, encontrei um bilhete, pingado de café, “compra-me tampões. SEM APLICADOR!”, com um coração no canto, a piscar o olho. Rio-me. Sobra de nós uma hemorragia inútil. Abro uma garrafa de tinto e sento-me, no chão da cozinha, a brindar aos infortúnios. Tens à porta a mala e dois caixotes. Levas o bengaleiro, detesto os casacos pendurados na entrada. E os amigos, com quais ficas? Que sejam eles a escolher. Por mim, dois ou três bastam. Não toques à campainha. Vê lá se, ao menos desta vez, trazes a chave contigo. Deitei a tua escova de

It’s beginning to look a lot like Christmas.

  Is it? Montei a arvore. O presépio. Fiz arroz doce. Acendi as luzinhas e inspirei fundo o ar frio a ver se dezembro entrava. Não sei o que se passa com o tempo. Ou se é com o tempo que se passa. Faltam 20 dias para o Natal e eu esqueci-me da playlist pirosa e da coroa do advento. As figuras do presépio parecem-me só figuras. Comi uma rabanada que me enjoou ao ponto de prometer não comer nenhuma mais. Se calhar não é o tempo. Se calhar sou eu, que ando perdida por setembro de 2020, quando os pores do sol eram intermináveis e cria que no ano seguinte já tudo estaria bem. O ano passado aguentei o Natal esquisito, a ausência de abraços, de colos, de mesas barulhentas, de jantares com amigos, de famílias sem medos. O virar do ano tranquilo, resguardado, sem fogos de artificio e outras companhias, pareceu-me um bom augúrio para o que viria em 2021. Mas este ano está difícil. Não me saem da cabeça as palavras à mesa do dia 1 “tenho a sensação que 2020 vai ser um ano extraordinário

Manifesto

  Esta noite tive um sonho demasiado lucido. Se acreditasse em fenómenos paranormais, diria que viajei num universo paralelo. A sala era luminosa. As pessoas recostavam-se, dispostas em hemiciclo. O orador falava, embalando a assistência. - O coração é um músculo cuja função é bombear sangue e provocar mortes súbitas. Para uma morte tardia, não devemos subverter este princípio. As palavras flutuavam, como uma melodia, conduzidas pela brisa morna. - Os indivíduos, ao atribuir ao musculo estímulos para os quais não foi concebido, como amar, sobrecarregam-no e acabam por danificá-lo. O amor tem propriedades corrosivas que provocam lesões irreparáveis nos tecidos do coração e que, transportadas pelo sangue, se espalham às outras partes do corpo. As pessoas ouviam e anuíam, perante aquela explicação cabal para as dores que sentiam. As pestanas carregavam-se de lágrimas. As chagas que os afligiam mais não eram, afinal, que o resultado do uso inadequado do coração. - Como qualqu